sexta-feira, fevereiro 06, 2004
18:07

como eu havia prometido, a� est� o conto que escrevi esses dias...
(como diria a Nana... se n�o gosta, n�o leia)


Rosas Mudas
Uma hist�ria de amor em tempos dif�ceis

Eu sempre fui contra a domina��o dos EUA, e dizia isso para quem quisesse ouvir. Por mais de uma vez fui pego pichando os muros do McDonalds ou queimando bonecos do Bush em pra�a p�blica.
Por esse fanatismo eu era alvo de piadas dos amigos e de um pouco de preconceito por desconhecidos.
At� que um dia, numa roda de amigos onde discut�amos sobre a guerra no Iraque, um amigo brincando falou:
- E voc� Fred? Se voc� � assim t�o fan�tico contra a guerra, por que n�o se junta com aqueles malucos que foram pra l� como escudo humano?
Todos riram, � claro, da id�ia absurda dele, por�m aquela noite, n�o consegui dormir. Suas palavras ecoavam na minha cabe�a e eu me sentia um covarde. Levantei-me e fui para o computador. Passei aquela noite acordado, navegando na Internet.
Aproveitei o dia seguinte para continuar minhas pesquisas, fazer alguns telefonemas e concretizar os meus mais importantes contatos.
Na noite seguinte, j� estava decidido e fui � faculdade contar para os meus amigos minha decis�o:
- Galera, voc�s riram ontem, mas eu decidi. Preciso participar dessa guerra tamb�m, do que adianta s� falar e n�o agir? Por isso eu decidi, Semana que vem estou partindo para o Iraque!
- O que? T� maluco? S� pode ser brincadeira! � todos responderam numa mistura de risadas e desconfian�a.
Expliquei toda a hist�ria, desde que havia ouvido a brincadeira, minhas pesquisas na Internet e minhas liga��es para a Uni�o Brasileira de Jovens Socialistas, de sede em S�o Paulo, aonde descobri mais tr�s jovens que estavam de viagem marcada para o Iraque lutar contra a guerra. Contei a eles como me inscrevi, juntei meu dinheiro e estava pronto para viajar e passar ao menos seis meses no Iraque. Seria o tempo ideal para fazer minha parte, sem destruir meus planos junto com a faculdade.
No dia de minha partida eu estava apavorado, Ainda n�o sabia exatamente o que estava fazendo, era tudo muito r�pido. Mas reuni minha coragem e horas depois descia do avi�o, j� em Bagd�.
As coisas n�o foram como eu esperava, n�o havia aquela anarquia normalmente vista nos revolucion�rios. Havia toda uma movimenta��o dos �escudos humanos� com supervis�o de um grupo forte montado para nos coordenar. Determinaram nossas localiza��es e fui separado dos outros tr�s brasileiros logo no in�cio. Fui enviado para protestar e proteger um grande hospital infantil, alvo dos americanos por causa da grande quantidade de suprimentos medicinais que guardava.
Ao me apresentarem o grupo, conheci Anne, uma bela francesa, cujos olhos e l�bios fizeram-me sentir tonto, esquecer de toda a guerra por alguns instantes e apenas balbuciar uns poucos cumprimentos de meu franc�s, t�o bem estudado no Brasil. Ap�s esse primeiro contato, j� tivemos uma liga��o forte, e passamos muito tempo junto.
Perdi o medo e dominei meu franc�s, ajudado pelo portugu�s b�sico de Anne, pois estudara a l�ngua alimentando seu sonho de conhecer o Brasil.
Em pouco tempo nos apaixonamos e , um m�s depois, come�amos a namorar. A guerra explodia ao nosso redor, e com o medo sendo reafirmado a todo instante, e nossas revoltas batendo de frente com o ex�rcito americano, n�o faz�amos planos para o futuro, apenas viv�amos cada dia na esperan�a da guerra terminar.
Assim se passaram seis meses. Com a derrubada do governo iraquiano, fomos liberados de nossas fun��es e mandados de volta para a casa. Eu precisava retomar a faculdade, ent�o voltaria para o Brasil. Anne queria visitar sua fam�lia na Fran�a, e tem�amos nunca mais nos encontrarmos. Antes de nossa separa��o, conversei com Anne e declarei a ela tudo o que sentia, o que planejava para o nosso futuro. Pedi a Anne para que casasse comigo, e viesse para o Brasil.
Anne aceitou e partimos para casa na manh� seguinte. Decidimos que nos casar�amos um ano depois, tempo suficiente para que eu me formasse e retomasse meu emprego como rep�rter, de onde havia me afastado por causa da guerra.
No Brasil, nossa vida era como um conto de fadas. Todas as manh�s eu acordava com o riso doce e f�cil de Anne, que se apaixonara pelo Rio de Janeiro. �ramos felizes em cada �eu te amo� sussurrado em seu sotaque franc�s, cada caminhada na praia, cada p�r do sol. Nos am�vamos e nada poderia nos separar.
At� que Anne recebeu um telefonema de sua fam�lia na Fran�a. Seu pai estava doente, em seu leito de morte, e pedira para ver a filha uma �ltima vez. Anne precisava voltar � Fran�a, mas eu sabia que se isso acontecesse nunca mais nos ver�amos. Eu n�o quis deix�-la ir, n�o pod�amos nos separar naquela hora. N�s brigamos muito, ambos choramos e falamos coisas que nunca deveriam ter sido ditas e Anne se foi. Fiquei sozinho e com o sentimento de que ela nunca mais iria voltar.
Meses se passaram e eu n�o tive not�cias de Anne. Dediquei todo meu tempo aos estudos e trabalho. O fim do ano chegou e me formei com louvor na melhor faculdade do Rio de Janeiro. N�o demorou para que surgissem novas propostas de emprego e em menos de um ano j� me destacava na reportagem de uma das maiores equipes de jornalismo do pa�s.
As mudan�as ocorriam de forma igualmente bruscas no cen�rio pol�tico mundial e uma nova guerra eclodiu no Iraque. Em uma nova investida, os EUA tentavam novamente tomar posse definitiva do pa�s.
A guerra matava cada vez mais inocentes e tornava-se imposs�vel aceita-la sem agir. Logo me escalei para a cobertura da guerra, e fui aceito pela bravura na equipe de cobertura dos acontecimentos no Iraque.
Ap�s quase dois anos eu estava novamente em meio � guerra. A situa��o era cr�tica entre o ex�rcito americano e o povo iraquiano, apoiado com unhas e dentes por escudos humanos de todas as partes do mundo.
Durante um conflito, jovens distribu�am rosas entre soldados americanos e protestavam em frente �s armas, o que rendeu �timas imagens de minha equipe, e uma severa repreens�o por parte dos soldados. Muitos discutiam ferozmente e n�o demorou para que os protestos tomassem forma f�sica.
Em algum lugar uma movimenta��o exagerada me chamou a aten��o, e vi que uma mulher discutia com um soldado, que mantinha seu rifle apontado para o peito da jovem.
Por sobre os ombros do soldado, que estava de costas para mim, reconheci o brilho daqueles olhos e o rosto delicado de Anne, agora transfigurada pela raiva e pelas vestes sujas e rasgadas. Gritei seu nome e corri em sua dire��o. Ao me ver, Anne transformou-se em sorrisos e, virando-se para mim, colocou a m�o dentro de seu casaco para apanhar alguma coisa.
O baque surdo ecoou pelos c�us e o grito das pessoas tomou conta do lugar enquanto o corpo de Anne ca�a no ch�o, sem resist�ncia.
Corri em sua dire��o e abracei seu corpo ainda com vida. Puxei sua m�o e vi que havia pegado uma rosa dentro de seu casaco, e n�o uma arma como o jovem soldado havia pensado.
Ela levantou sua cabe�a com dificuldade, olhou em meus olhos, cheios de l�grimas, e me disse aos solu�os:
- Sabia que voc� viria me encontrar aqui.
Assim Anne morreu em meus bra�os. Beijei uma �ltima vez seus doces l�bios, ainda quentes, por�m j� sem vida, sentindo que o tiro do soldado, na verdade quem dera fui eu. E naquela tarde, para mim, a guerra j� havia terminado.


F�bio Ricardo � 04/02/04

Fábio Ricardo

[início]

PERFIL
Fábio Ricardo
24 anos
Jornalista
Editor Assistente da Mundi Editora
Baixista da banda Fodzillas
Corredor de rua amador
Blumenau - SC

Fotolog
fabio_ro@hotmail.com



RECOMENDO
Pega no meu Blog
Mundo 47
Duelo de Escritores


BLOGROLL
Rodrigo Oliveira
Santuário dos Delírios
Texto Decorado
Um Momento!
Invisível Particular
Controvérsias Pitorescas
Verde Velma
Jululi
Lady Moondust
Bruna Berka
Continuo Virtual
Rogério KRW
Ypê Amarelo
Coluna Extra
Projeto Diego


LINKS

Flor de Laranja
Objetos de Desejo
Popload
Novo em Folha
Ilustrada
Blog da Soninha
Blônicas
Comunicadores
Judão
Sedentário & Hiperativo
Jacaré Banguela
Jovem Nerd


www.flickr.com
Este é um módulo do Flickr que mostra as fotos públicas de fabrito. Faça o seu próprio módulo aqui.







My Amazon.com Wish List

 


Designed by Natalia Santucci
deliriocotidiano@yahoo.com.br
Blogger


ARQUIVO
novembro 2003
dezembro 2003
janeiro 2004
fevereiro 2004
março 2004
abril 2004
maio 2004
junho 2004
julho 2004
agosto 2004
setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008